Quem somos?
Somos um membro afiliado da Philip Morris International, um grupo coletivo de empresas. Todos os membros afiliados do grupo estão listados aqui juntamente com os pontos de contacto do responsável pela proteção de dados, quando aplicável. Por favor, utilize estes dados se pretender contactar-nos. Os nossos dados (nome, endereço, etc.) ser-lhe-ão fornecidos separadamente na altura da (ou para confirmar a) recolha de informações a seu respeito, por exemplo, num aviso numa aplicação ou num website, ou num e-mail contendo uma ligação para esta declaração.
Como recolhemos informações sobre si?
Para garantir um processo de recrutamento eficaz, recolhemos vários tipos de dados pessoais sobre si de várias formas, da seguinte forma.
- Pode fornecer-nos informações diretamente (por exemplo, ao criar uma conta, criar um perfil de candidato, candidatar-se a um emprego, participar numa entrevista, concluir um teste/avaliação, enviar um e-mail ou ao ligar-nos).
- Poderemos recolher informações automaticamente quando interage com os nossos sistemas ou quando comunicamos consigo (por exemplo, quando utiliza uma aplicação ou um website da PMI ou quando utilizamos tecnologias para observar quando recebe ou abre e-mails ou recebe mensagens SMS).
- Também podemos adquirir informações de terceiros (por exemplo, de agências de recrutamento, fornecedores de referência, (quando permitido pela lei) fornecedores de controlo de antecedentes e fontes disponíveis publicamente, como, por exemplo, um website da empresa, pesquisas na Internet ou plataformas de redes sociais, como o LinkedIn).
Nesta declaração, referimo-nos a todos os métodos através dos quais entra em contacto connosco como “pontos de contacto da PMI”. Os pontos de contacto da PMI incluem pontos de contacto físicos (por exemplo, escritórios e eventos) e digitais (por exemplo, aplicações e websites).
Que informações recolhemos sobre si?
Podemos recolher vários tipos de informação sobre si (sempre dentro do âmbito permitido por lei):
- informações necessárias para gerir e administrar a nossa relação consigo (incluindo, quando aceitamos reembolsar determinadas despesas para participar na entrevista) e para gerir a nossa atividade, incluindo para cumprir as nossas obrigações legais e regulamentares (por exemplo, verificar a sua identidade, o seu direito ao trabalho, detalhes da candidatura e, quando permitido pela lei, a sua adequação para um trabalho, utilizando verificações de antecedentes)
- informações que nos fornece no seu perfil de candidato, candidatura a emprego, formulários ou sondagens
- informações necessárias para avaliar a sua elegibilidade para uma função ou lista restrita e selecionar candidatos
- informações sobre as suas visitas aos nossos escritórios e participação em eventos
- quando aplicável, informações necessárias para oferecer-lhe um emprego e integração (como, por exemplo, fazer uma proposta, elaborar um contrato de trabalho, fornecer informações sobre benefícios e providenciar acesso a sistemas)
- informações recolhidas como parte da nossa monitorização e melhoria contínua do processo de recrutamento
- informações que nos fornece nos telefonemas que nos faz ou e-mails que nos envia
- informações sobre as suas preferências, interesses e aspirações de carreira (incluindo informações que inferimos de outras informações, por exemplo, a partir de informações estatísticas)
- informações recolhidas como parte das análises e melhorias empresariais
- informação estatística sobre si (por exemplo, informação estatística sobre pessoas em determinadas áreas geográficas)
Para que finalidades utilizamos informações sobre si e com que fundamento jurídico?
Nesta secção, descrevemos as finalidades para as quais utilizamos informações pessoais. No entanto, esta é uma declaração global, e quando as leis de um país restringem ou proíbem determinadas atividades descritas nesta declaração, não utilizaremos informações sobre si para esses fins nesse país.
Sujeito ao exposto acima, utilizamos informações sobre si para as seguintes finalidades:
- realizar verificações de identidade, elegibilidade para funções e direito ao trabalho
- verificar o histórico de emprego, qualificações, experiência e referências
- quando permitido pela lei, realizar verificação de candidatos e controlo de antecedentes
- realizar recrutamento e seleção, incluindo entrevistas, avaliações e definição psicométrica de perfis, seleção, proposta de trabalho e benefícios (quando aplicável)
- administração empresarial, incluindo obrigações de manutenção de registos
- quando aplicável, administração do reembolso de despesas, para participar na entrevista
- quando aplicável, administração e gestão pré-contratação, incluindo a preparação de documentos contratuais e não-contratuais, e a organização de acesso a sistemas e edifícios
- acompanhamento do processo de recrutamento
- para análises e melhorias empresariais, incluindo para o nosso processo de recrutamento, eventos, pontos de contacto digitais e informação de sistemas e dispositivos da PMI e informações que nós (ou as nossas afiliadas) fornecemos aos candidatos a emprego
O fundamento jurídico para a nossa utilização da informação sobre si é um dos seguintes (que explicamos mais detalhadamente na secção “saber mais”):
- cumprimento de uma obrigação legal à qual estejamos sujeitos
- tomar medidas a seu pedido, antes de celebrar um contrato
- um interesse comercial legítimo que não é sobreposto pelos seus interesses na proteção das informações
- quando nenhuma das situações acima se aplicar ou quando a lei o exigir, o seu consentimento (que solicitaremos, antes de tratarmos as informações)
Utilizamos Inteligência Artificial ou tomamos decisões automatizadas?
Podemos utilizar as seguintes funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) durante o processo de recrutamento.
O nosso portal de candidatos integrou IA que contém várias funcionalidades, incluindo fazer recomendações de trabalho personalizadas com base na sua localização, experiência e preferências.
O portal do candidato também tem uma funcionalidade de chatbot que responderá às perguntas mais frequentes e o ajudará a navegar pelo portal, ajudando-o a pesquisar empregos, candidatar-se a empregos mais facilmente e a criar um perfil quando fornecer as suas informações (como o cargo atual, local preferido ou o seu currículo) diretamente através do chatbot.
Além disso, o portal do candidato tem uma funcionalidade que classifica a candidatura de cada candidato, tal como a forma como um recrutador analisa os materiais escritos fornecidos como parte do processo de recrutamento e classifica a candidatura dos candidatos a um anúncio de emprego com base nas competências e experiência relevantes. Esta funcionalidade utiliza o processamento de linguagem avançado para analisar a nossa descrição de emprego escrita e compara-a com as informações escritas que nos forneceu como parte da sua candidatura. Esta funcionalidade calcula um grau com base em vários critérios, tais como: cargo, anos de experiência, competências e localização. A classificação (por exemplo, A, B, C ou Sem Adequação (com A a indicar a correspondência mais elevada)) ajuda os recrutadores a compreender quão adequado é para o cargo. Aclassificação é determinada usando IA que é alimentada por dados explícitos e implícitos. Os dados explícitos englobam todas as informações que partilhou connosco, incluindo competências, experiência profissional, cargo atual e informações de localização. O portal de candidatos extrai palavras-chave destes dados e armazena-os no seu perfil, com estas palavras-chave. O portal do candidato também pode inferir palavras-chave semelhantes ou relacionadas que podem aumentar ainda mais a nossa compreensão das suas competências com base em dados pré-existentes sobre cargos e experiência. Ao combinar estas fontes de dados, o portal do candidato fornece uma medida da probabilidade de se adaptar aos requisitos da função para a qual se está a candidatar.
A classificação e o processo de correspondência reais dependem dos critérios específicos e do peso relativo atribuído a cada critério com base na função . Por exemplo, a pontuação mais elevada é dada a correspondências exatas (um candidato de “representante de vendas” corresponde a um emprego de “representante de vendas”) e uma pontuação parcial é dada a correspondências semelhantes (um candidato de “desenvolvimento do negócio” corresponde a um emprego de “representante de vendas”). As informações contextuais podem orientar o peso relativo de cada componente da pontuação. Por exemplo, para um trabalho como “condutor de camião”, pode ser dado mais peso à pontuação de jogo do título, porque um candidato que já tenha esse título tem maior probabilidade de cumprir os requisitos mínimos da função. Por outro lado, para um trabalho como “engenheiro de software”, a pontuação de correspondência de competências também teria um peso elevado, porque a pontuação de ajuste geral deve refletir competências como linguagens de programação específicas.
Critérios, como habilidades e experiência, de trabalhadores atuais que ocupam o mesmo posto de trabalho também podem ser considerados, para fornecer exemplos de candidatos ideais para uma função e melhorar a precisão do ranking e processo de correspondência.
Além disso, podemos usar recursos de IA durante a entrevista digital para nossas funções de estágio. Em particular, as entrevistas d igital utilizam uma funcionalidade de processamento de linguagem natural para transpor as suas respostas de áudio (o que diz) para texto e, em seguida, compará-las com competências relacionadas com o trabalho críticas para o sucesso nestas funções de estágio. A sua resposta é pontuada e utilizada para ajudar os recrutadores a identificar candidatos com maior probabilidade de terem as competências relacionadas com o trabalho necessárias para o sucesso.
Desta forma, um modelo de IA inicialmente ajuda os recrutadores a identificar candidatos para entrevista, mas não toma decisões de contratação por si só. Os recrutadores da PMI irão sempre rever candidaturas de todos os graus, incluindo perfis incompletos que possam não ter sido carregados corretamente no nosso sistema.
Nenhuma tomada de decisão automatizada é usada para tomar quaisquer decisões finais de contratação e as informações que fornecer serão sempre avaliadas pessoalmente por um recrutador ou responsável pela contratação ao tomar uma decisão de contratação.
Se utilizarmos alguma tomada de decisão automatizada, informá-lo-emos na altura, juntamente com informações sobre a lógica envolvida na decisão, bem como a importância e as consequências previstas para si de tal utilização de informações a seu respeito.
Além disso, a Microsoft poderá utilizar fornecedores de tecnologia de terceiros que incorporem IA nos respetivos produtos tecnológicos (tais como a Microsoft). Por exemplo, traduzir dados dos seus e-mails ou documentos que nos fornece no contexto da sua candidatura. Os referidos produtos tecnológicos podem incluir recursos de IA, como recursos de fala para texto e texto para fala.
Para onde podem ser enviadas as suas informações?
Tal como acontece com qualquer organização multinacional, transferimos informações a nível global para as nossas afiliadas e prestadores de serviços. Por conseguinte, os seus dados poderão ser transferidos para outros países como parte das nossas operações padrão. Sempre que transferirmos os seus dados para o estrangeiro, limitaremos o acesso aos seus dados apenas àqueles que precisam de os ver, tratar os seus dados de acordo com as nossas normas internas de proteção de dados, protegê-los adequadamente e apenas transferir informações em conformidade com as leis de privacidade de dados aplicáveis. Quando os dados forem transferidos, exigiremos que a parte destinatária mantenha os seus dados confidenciais, os elimine quando já não forem necessários e aja de acordo com esta declaração de confidencialidade. Como tal, as informações a seu respeito podem ser transferidas para fora da sua jurisdição. Por exemplo, se residir no Espaço Económico Europeu (“EEE”), no Reino Unido, Suíça, Austrália ou no Japão, os seus dados poderão ser tratados noutro país.
Como protegemos as suas informações?
Implementamos medidas técnicas e organizativas adequadas para proteger as informações pessoais que detemos contra divulgação, utilização, alteração ou destruição não autorizadas. Quando apropriado, utilizamos encriptação e outras tecnologias que podem ajudar a proteger as informações que fornece. No entanto, nenhum método de transmissão pela Internet, ou método de armazenamento eletrónico, é 100% seguro. Por conseguinte, embora nos esforcemos por utilizar meios aceitáveis razoáveis para proteger as suas informações, não podemos garantir a suaabsoluta segurança ou confidencialidade. Exigimos também que os nossos prestadores de serviços cumpram requisitos equivalentes de privacidade e segurança de dados.
Durante quanto tempo serão guardadas as informações a seu respeito?
Conservaremos as informações sobre si durante o período necessário para cumprir as finalidades para as quais as informações foram recolhidas de acordo com as nossas normas internas de conservação de dados. Depois disso, eliminá-las-emos. O período variará consoante as finalidades para as quais as informações foram recolhidas. De notar que, nalgumas circunstâncias, terá o direito de nos solicitar o apagamento das informações. Além disso, por vezes somos legalmente obrigados a reter as informações, por exemplo, para fins fiscais e contabilísticos.
Quais são os seus direitos e opções?
Pode ter alguns ou todos os seguintes direitos relativamente a informações sobre si que detemos:
- solicitar-nos que lhe concedamos acesso;
- solicitar-nos a sua retificação, atualização ou apagamento;
- pedir-nos para limitar a nossa utilização das mesmas, em determinadas circunstâncias;
- opor-se à nossa utilização das mesmas, em determinadas circunstâncias;
- retirar o seu consentimento à nossa utilização das mesmas;
- portabilidade dos dados, em determinadas circunstâncias; e
- apresentar uma reclamação junto da autoridade de controlo no seu país (caso exista).
Oferecemos-lhe formas fáceis de exercer estes direitos, tais como ligações para “cancelar a subscrição”, iniciar sessão na sua conta e utilizar a função de self-service, ou contactar por e-mail para o endereço people.culture@pmi.com, ou ao utilizar os contactos no parágrafo “quem deve contactar com perguntas?” no final desta declaração.
Pontos adicionais específicos do país
De acordo com o país em que se encontra, queremos que esteja ciente de mais alguns pontos. Em particular, pode ter alguns direitos adicionais.
Quem contactar no caso de dúvida?
Se tiver alguma dúvida ou pretender exercer qualquer um dos seus direitos, pode
- contactar-nos por e-mail para o endereço people.culture@pmi.com, ou
- contactar o responsável pela proteção de dados da filial da PMI relevante (se esta tiver um), cujos contactos pode encontrar aqui .
Serão também fornecidos dados de contacto em todas as comunicações enviadas pelas afiliadas da PMI.
Se o seu país tiver uma autoridade de proteção de dados, tem o direito de contactá-la com quaisquer questões ou preocupações. Se a afiliada da PMI relevante não conseguir resolver as suas questões ou preocupações, também tem o direito de recorrer ao tribunal nacional.
Alterações a esta declaração
Poderemos atualizar esta declaração (e qualquer declaração de confidencialidade suplementar), ocasionalmente. Quando a lei o exigir, notificá-lo-emos das alterações; além disso, quando a lei o exigir, obteremos também o seu consentimento para as alterações.
Última modificação a 31 de agosto de 2024. Pode encontrar versões anteriores desta declaração aqui.